Inauguração da Ponte D. Luís – Porto

31 de Outubro 1886

A 31 de Outubro de 1886 foi inaugurado oficialmente o tabuleiro superior da Ponte Luiz I, conhecida entre os portuenses como Ponte D. Luis. O tabuleiro inferior apenas foi inaugurado em 1887.

Fora em 11 de Agosto de 1880 que se dera a abertura do concurso público para a concepção e construção de uma ponte que fizesse a ligação entre as duas margens do Douro aos dois níveis: junto ao rio e superiormente, entre as escarpas.

O tabuleiro inferior destinava-se a substituir a Ponte D. Maria II, inaugurada em 1843 e popularmente chamada Ponte Pênsil mas que já não se adequada ao crescente tráfego entre as duas margens do rio.

O concurso para a nova ponte recebeu 12 propostas, vindo a ser escolhida a apresentada pela empresa belga Societé Willebroek com projecto de Teophile Seyrig e Gustavo Eiffel  que haviam já trabalhado na cidade, no projecto da Ponte Maria Pia em 1877. A ponte D. Luis pesa 3045 toneladas e possui 2 tabuleiros com 8 metros de largura cada um. O superior tem uma extensão de 355 metros e o inferior de 175 metros.

Durante muitos anos, até 1943 era a ponte com portagem, chegando a usar-se um sistema de fichas próprias que eram também aceites como boa moeda em diversos estabelecimentos comerciais.

Reza uma lenda popular que a Ponte apenas se chama Ponte Luiz I e não Dom Luis por o rei não ter estado presente na sua inauguração, pelo que o povo assim chamara á ponte como «vingança» pela suposta falta de respeito.

panorama-of-lighted-famous-bridge-ponte-dom-luis-above-old-town-porto-and-river-duoro-at-night-portugal-1600x831

image36gy6

luis004

Porto._Ponte_D._Luís._Tabuleiro_central_em_construção

HDtimelapse.net_City_1700_hirez

Ponte_Dom_Luis_I