1636 – Fundada a Universidade de Harvard

28 de Outubro 1636

Harvard é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos, estabelecida em 28 de Outubro de 1636 pelo voto da Grande Corte Geral da colónia de Massachusetts e localizada em Cambridge, Estado de Massachusetts. A história, influência e pujança da Harvard fez dela uma das mais prestigiosas universidades do mundo. Seu nome foi em homenagem ao primeiro benfeitor da universidade, o jovem ministro John Harvard de Charlestown, quem doou, ‘post mortem’, toda a sua biblioteca e metade de suas propriedades à instituição. Um estátua de John Harvard está erigida à entrada central do campus e é talvez seu marco mais conhecido.

A Universidade Harvard contém 12 faculdades além da Radcliffe Institute for Advanced Study. Começou com nove estudantes de uma única faculdade para passar a uma colectividade de mais de 20 mil alunos incluindo graduandos e pós-graduados. Conta com mais de 360 mil ex-alunos espalhados pelos Estados Unidos e em mais de 190 países.

A universidade compreende 11 unidades académicas distintas – dez faculdades e o Instituto Radcliffe – com campus espalhados pelas áreas metropolitanas de Boston. O principal campus, localizado em Cambridge, tem aproximadamente 85 hectares. A escola de economia e negócios e as instalações atléticas, inclusive o estádio Harvard, estão localizados ao longo do rio Charles, em Allston. As escolas de medicina, de odontologia e a de saúde pública ficam na Longwood Medical Area.

1.HARVARD-UNIVERSITY

Em 2010, Harvard empregava 2.100 professores para leccionar a 6.700 alunos e 14.500 pós-graduados. Oito presidentes dos Estados Unidos ali se formaram e 75 laureados em distintos Prémios Nobel lá fizeram suas pesquisas. A Biblioteca Universitária de Harvard é a maior dos Estados Unidos e uma das maiores do planeta.

No que tange aos desportos, as competições de atletismo que opõem a Harvard a um combinado das universidades de Cambridge e Oxford da Inglaterra, a cada dois anos, transformaram-nas na disputa amadora internacional contínua mais antiga do mundo.

Campus Aerial (Strong Start)Sized

James Conant, presidente de 1933 a 1953, vislumbrou a educação como veículo de oportunidades para os talentosos em vez de fonte de diplomas para jovens de famílias ricas. Em 1943, pediu que a instituição elaborasse um plano sobre o que a educação em geral deveria ser, tanto no ensino médio quanto no superior. O relatório resultante, publicado em 1945, foi um dos mais influentes manifestos da historia da educação norte-americana do século XX.

GH-Atrium

harvard-annenberg-hall

HARVARD UNIVERSITY IN CAMBRIDGE, MASSACHUSETTS