“ The Wall“ – Nos Cinemas

22 de Outubro 1982

Pink Floyd The Wall é um filme produzido no ano de 1982 pelo director britânico Alan Parker, baseado no álbum The Wall, da banda Pink Floyd. O argumento foi escrito pelo vocalista e baixista da banda, Roger Waters, e possui poucos diálogos, sendo mais metafórico e movido pelas músicas de fundo sendo interpretadas e sequências de animação, dirigidas pelo cartoonista  político Gerald Scarfe. Apesar de Waters ter sido cogitado para o papel do protagonista do filme, o músico e actor Bob Geldof, da banda punk The Boomtown Rats, estreia como o roqueiro Pink.

Apenas duas das músicas que existem no disco não foram para o filme: “Hey You” (que mais tarde apareceu como material extra no DVD do filme) e “The show must go on”.

O filme não pode ser encarado como um musical, pois apenas duas músicas são realmente cantadas: “Stop” e “In the Flesh” enquanto as outras são apenas versões de estúdio das músicas do álbum, além disso, praticamente não há diálogos no filme.

The Wall apareceu no Festival de Cannes de 1982, fora de competição, e estreou oficialmente no cinema londrino Empire em 14 de Julho de 1982. A premiere teve muitos famosos, dentre eles três membros do Pink Floyd. Críticas de The Wall foram positivas, e o filme recuperou seu orçamento de US$12 milhões arrecadando $22 milhões nos Estados Unidos.

Roger Waters não gostou muito do filme, definindo as filmagens como “uma experiência enervante e desagradável”, e disse que não conseguiu se envolver com a produção ao assistí-la, mas elogiou a performance de Geldof. Parker teve diversos conflitos com Waters e Scarfe durante a produção, descrevendo as filmagens como “uma das experiências mais miseráveis da minha vida”, e mais tarde se referiu a The Wall como “o mais caro filme de estudante já produzido”. David Gilmour disse que seus conflitos com Waters começaram na produção do filme.

pink-floyd-the-wall movie 3

TheWall_161Pyxurz

9.29-roger-waters-THE-WALL

1982.00.00_The Wall - The Film_alt