Rita Guerra está de Parabéns !

22 de Outubro 1967

Rita Maria de Azevedo Mafra Guerra, conhecida apenas como Rita Guerra (Lisboa, 22 de Outubro de 1967) é uma cantora Portuguesa.

Única filha de cinco de Raul Jorge Pedroso Guerra e de sua mulher Maria Isabel de Azevedo Mafra.

Foi nos Açores, onde esteve a viver durante quatro anos, que começou a cantar e a tocar piano ao mesmo tempo. Desenvolveu um gosto especial por cantores como Elton John ou Kim Carnes.

Em 1989 foi convidada para interpretar 4 temas na festa do 1º aniversário da Rádio GEST estação onde era funcionária. Seguiu-se o convite para passar a actuar diariamente no Casino do Estoril, palco que pisou pela primeira vez num espectáculo de Adamo.

“Pormenores sem a mínima importância “, o seu álbum de estreia, contou com a participação de Rui Veloso e de elementos dos Táxi.

Colabora entretanto no álbum de estreia dos LX90. Em 1992 participa no Festival RTP da Canção com “Meu Amor Inventado Em Mim” que fica em 2º lugar. É também um dos nomes convidados do disco “Camões, as descobertas…e nós” de José Cid e Amigos.

Em 1995 foi editado o seu segundo álbum,”Independence Days “, que era um sonho que Rita Guerra tinha há algum tempo de gravar um disco com repertório original em inglês.

Participa na colectânea  “In Love, editada no dia dos namorados, com o tema “Brincando Com O Fogo” que junta a sua voz à de Beto, cantor que conheceu quando gravaram um jingle publicitário.

Gravam um novo dueto para a colectânea ”In Love II”. A dupla monta um espectáculo com os dois duetos, com temas originais de cada um e ainda algumas versões.

O álbum Rita, lançado em 2005, torna-se um grande sucesso atingindo a marca de dupla platina. Em 27 de Março de 2006 realizou-se o primeiro grande concerto da sua carreira que decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Em 2007 foi editado o álbum Sentimento.

A 16 de Abril de 2009, a cantora vence o prémio “Top Choice Award” (TCA), na categoria de “Top International Female Singer 2009”, que tem por base a votação da comunidade portuguesa residente no estrangeiro.

Aos 17 anos foi mãe de Nuno, fruto do seu primeiro casamento com um marido 12 anos mais velho. Nesse casamento sofreu agressões físicas, viveu presa em casa, fechada à chave e proibida de falar com família.

Do segundo casamento, nasceu Diogo (1991). Madalena, nasceu a Fevereiro de 2007, fruto do seu casamento com Paulo Martins.

Casou-se em 22 de Outubro de 2011 com António Pedro Cerdeira, casamento que terminou ao fim de poucos meses.

RITA-GUERRA

Capa-RITA-GUERRA-novo-álbum-no-meu-canto1-1265x700

800

Rita-Guerra_RTP