Morre o cineasta – Orson Welles

10 de Outubro 1985

Orson Welles (1915-1985) foi um director, produtor e actor de cinema norte-americano. Ficou famoso por ter actuado e dirigido o filme “Citizen Kane” (Cidadão Kane).

George Orson Welles (1915-1985) nasceu em Kenosha, Wisconsin, no dia 06 de maio de 1915. Órfão quando adolescente, começou a estudar e pintar com 16 anos. Na época, também passou a atuar no teatro, o que levou a criar uma companhia.

Fez carreira no rádio, onde se destacou, em 1938, na Rádio CBS, ao dramatizar com realismo, o texto “A Guerra dos Mundos”, um clássico da ficção de H. G. Wells, onde marcianos haviam chegado à terra e estavam em Nova Jersey. Milhares de pessoas entraram em pânico e começaram a fugir de suas casas. A repercussão do evento foi tão grande que Orson fechou um contrato milionário com Hollywood, para fazer dois filmes, com liberdade para dirigir e atuar.

Orson Welles recebeu grande influência de cineastas como Griffith e Eisenstein. Estreou no cinema com o famoso filme “Citizen Kane” (Cidadão Kane, 1939), no qual escreveu, dirigiu e atuou. A obra foi considerada uma das maiores de toda a história do cinema. Cidadão Kane também serviu como marco cinematográfico por conta das realizações estéticas, a narrativa não–linear e edição bastante sofisticada para a época. Foi o ganhador do “Óscar de Melhor Roteiro”. O filme foi baseado na história do empresário da comunicação e milionário decadente William Randolph Hearst, o qual causou problemas para o cineasta, recebendo a fama de “maldito”.

Outros filmes de grande importância foram: “Soberba” (1942), “Macbeth” (1948), “A Dama do Cine Shangai” (1947), “A Marca da Maldade” (1958) e o “Processo” (1962).

Orson Welles morreu vítima de ataque cardíaco, na Califórnia, no dia 10 de outubro de 1985.

Orson+Welles+ORSONa

 

 

orson welles - Photo Credit: Courtesy of the Academy of Motion Pictures Arts and Sciences

Producer, writer and director Orson Welles.

media