Miss Universo – Marlene Schmidt

9 de Outubro 1961

Miss Universo 1961 foi a décima edição do concurso , realizado em Miami Beach , Florida nos Estados Unidos. Nesse ano. Marlene Schmidt, da Alemanha, foi coroada depois de vencer quarenta e oito candidatas de todo o mundo.

Schmidt, uma refugiada na Alemanha Ocidental depois de fugir da nativa Alemanha Oriental, loira, de olhos negros, 1, 73 m e 24 anos, era uma Engenheira Electrotécnica  que trabalhava numa fábrica de rádios por US$54 dólares semanais. Entrou no concurso estadual de beleza de Baden Wurttemberg  motivada pelo carro oferecido como prêmio máximo, venceu e além do carro conquistou o direito de representar a região no Miss Alemanha, realizado em Baden-Baden.

Marlene venceu o concurso nacional, onde foi considerada uma “figura de Botticelli e foi para os Estados Unidos representar o país na Miss Universo. Competiu com outras 47 candidatas de todo o mundo acabando por  vencer o concurso, tornando-se a primeira alemã a ser coroada Miss Universo.

A sua vitória, acontecida no auge da guerra fria, sendo uma refugiada alemã no Ocidente, foi considerada uma humilhação para o líder alemão-oriental , num ano em que muitos alemães do lado comunista cruzavam as fronteiras tentando fugir para a Alemanha Ocidental. A imagem de Schmidt coroada em Miami, distribuída ao redor do mundo, mostrava um mundo de oportunidades e glamour  jamais imaginado por qualquer menina de um país comunista. Para os governos comunistas, porém, a imagem representava apenas uma peça de propaganda, em que criticavam a superficialidade de uma sociedade comercial.

miss_u11

Omahan Gail Weinstock, 20, on her way to Miami Beach, Florida and the Miss Universe contest. Gail was supposed to be wearing a banner but whoever made it misspelled Nebraska, so a new banner was sent to her in Florida. taken July 7, 1961 (ran Jul 8)

miss universe 1961-jerman (marlene schmidt)

1961mu-ger-16

o8uyjm

LEAD Technologies Inc. V1.01