“O grande Gatsby “ – F. Scott Fitzgerald

5 de Outubro 1925

Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gin é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo torna se uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional.
Na raiz do drama, como nos outros livros de Fitzgerald, está o dinheiro. Mas o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza.
Aclamado pelos críticos desde a publicação, em 1925, O grande Gatsby é a obra-prima de Scott Fitzgerald, ícone da “geração perdida” e dos expatriados que foram para a Europa nos anos 1920.

Como todo clássico que se preze, O Grande Gatsby retrata a sociedade da época. Em 1920, a classe média alta americana era, em sua grande maioria, bastante fútil. Importava o dinheiro, casamentos por interesse, festas espalhafatosas… Enquanto o amor era deixado de lado.
É nesse ambiente que vivem os personagens dessa história, e é se afirmando financeiramente, que Jay Gatsby pretende conquistar o grande amor de sua vida.
Os personagens são bastante caricatas, e a história é muito interessante. Tem aquela leveza dos clássicos, mas também traz consigo uma crítica social intensa (escondida no romance tradicional).
Obviamente não é um livro para qualquer um, é preciso certo um tacto para conseguir apreciar os clássicos, deixando de lado a sua linguagem rebuscada para aproveitar a história. Mas, se você é uma dessas pessoas que, como eu, adora esse tipo de leitura, pode ter certeza de que não se arrependerá.

o-THE-GREAT-GATSBY-F-SCOTT-FITZGERALD-BOOK-facebook

fitzreading

the-great-gatsby