Chacina de Carandiru – Brasil

2 de Outubro 1992

Massacre da Casa de Detenção de S.Paulo ou Massacre do Carandiru, como foi popularizado pela imprensa brasileira, ocorreu no dia 2 de Outubro de 1992, quando a intervenção da Policia Militar do Estado de S. Paulo para conter uma rebelião causou a morte de 111 detidos .

A rebelião teve início com uma ”guerra” entre os  presos no Pavilhão 9 da Casa de Detenção. A intervenção da Policia Militar, liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, tinha como justificação acalmar a rebelião no local. Sobreviventes afirmam que o número de mortos é superior ao divulgado. A promotoria do julgamento do coronel Ubiratan classificou a intervenção como sendo “desastrosa e mal-preparada.

Um tribunal brasileiro condenou, em Abril de 2013, 23 dos policiais militares a 156 anos de prisão cada um pelo seu envolvimento na morte de 12 presos durante o massacre. A sentença foi anunciada pelo juiz José Augusto Nardy Marzagão e corresponde apenas à primeira parte do julgamento que está dividido em quatro etapas. Outros três policiais julgados nesta primeira fase foram absolvidos a pedido do próprio Ministério Público.

Em 3 de Agosto de 2013, por volta das 4 horas da manhã, o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo leu a sentença de 624 anos de prisão a 25 réus policiais militares que foram acusados de participação no massacre, especificamente na participação direta na morte de 52 detidos instalados no terceiro  do pavilhão 9.

No conjunto do processo irão ser julgados 76 agentes pelo confronto.

Em Junho de 2001, o coronel Ubiratan Guimarães foi inicialmente condenado a 632 anos de prisão por 102 das 111 mortes do massacre. Passado 1 anos e meramente por razões politicas ( o Coronel tinha sido eleito como deputado ) o Ministério Publico absolveu o reu que saiu inteiramente em liberdade.

No dia 10 de Setembro de 2006, o coronel Ubiratan foi assassinado com um tiro na região do abdómen . No muro do prédio onde morava foi colocada a frase “aqui se faz, aqui se paga”, em referência ao massacre do Carandiru.

massacre-do-carandiru-serao-julgados-janeiro-noticia-gospel-890x395

3

carandiru

car

20121001-Domingo_04101992