Morre Madre Teresa de Calcutá

5 de Setembro 1997

Madre Teresa de Calcutá nasceu na cidade de Skopje, Macedônia, em 27 de Agosto de 1910. Sob o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu, a missionária veio de uma família católica da comunidade albanesa do sul da antiga Iugoslávia. Desde pequena descobriu seu dom para a vocação religiosa e ingressou na Ordem de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda, aos 18 anos. Como parte de sua formação religiosa, foi enviada para um colégio na cidade de Darjeeling, na Índia, em 1931. Foi nessa escola que, em 24 de maio de 1931, fez seus votos de obediência, pobreza e castidade, tornando-se noviça e adoptando o nome de Teresa.

Mudou-se para Calcutá e estudou enfermagem. Deixou a Ordem das irmãs Loreto ao receber um chamado divino para viver com os pobres e exercer sua vocação. Desde então, dedicou sua vida ao trabalho com os pobres da capital indiana. Conforme seu trabalho crescia, aumentava o amor de Teresa pelo povo da Índia. Assim, ela adoptou a cidadania indiana.

mother-teresa

Com afecto, a irmã dava lições de higiene, muitas vezes iniciava a aula lavando o rosto dos alunos. Depois ia de abrigo em abrigo levando, mais que donativos, palavras amigas e as mãos sempre prestáveis para qualquer trabalho.

Em 1948, o trabalho da Irmã Teresa já era bastante reconhecido em Calcutá. Dessa forma, com a ajuda de doações, ela conseguiu um albergue de peregrinos, perto do templo de Kali, onde ela fundou a Ordem das Missionárias da Caridade (1948) e passou a dar assistência aos necessitados.

A partir de 1949, começou a se formar uma pequena comunidade. O trabalho desenvolvido com os pobres de Calcutá envolveu a criação de escolas ao ar livre, centros para cegos, idosos, leprosos, aleijados e pessoas necessitadas de cuidados. Por toda a solidariedade prestada, a Ordem recebeu sanção canónica do Papa Pio XII, em 1950. Em reconhecimento a sua obra, em 1963, o governo indiano concedeu-lhe (1963) a medalha Senhor do Lótus. Em 1965, o Vaticano aprovou a Congregação como parte do trabalho da Igreja Católica no mundo.

Sister Teresa, later to become Mother Teresa of Calcutta in India, is pictured as a member of the Sisters of Loretto. Her work with the Loretto sisters in India centered on teaching and visiting the sick and elderly. She remained with the order until she founded the Missionaries of Charity. The new order, formed to serve the poorest of the poor, was officially recognized as a religious institute in the Archdiocese of Calcutta in 1950. This photo was taken in the mid-1940s. (CNS photo courtesy Missionaries of Charity) (Sept. 18, 2003) (b/w only)

Em 1975, Madre Teresa de Calcutá foi indicada ao Prémio Nobel da paz, porém só recebeu o título em 1979. Em 1983, após um ataque cardíaco, sua saúde fica bastante comprometida e por isso, em 1990, ela solicitou seu afastamento do trabalho da Ordem. Seis anos mais tarde, ela volta a ser reeleita Madre Superiora da Ordem, mas já bastante debilitada acaba falecendo no dia 05 de Setembro de 1997, vítima de uma parada cardíaca.

mother-teresa (1)

HFR 10-12-03. ADVANCE FOR SUNDAY, OCT. 12. FEBRUARY 1986 FILE PHOTO. B/W ONLY @*@* FILE@*@* Pope John Paul II holds his arm around Mother Teresa as they ride in the Popemobile outside the Home of the Dying in Calcutta, India, in this February 1986 file photo. (AP Photo, File)