1962 – Nasceu Ruud Gullit – Ex Futebolista

1 de Setembro 1962

Ruud Gullit nasceu em Amesterdão a 1 de Setembro de 1962 e foi um dos principais jogadores da história do futebol holandês.

Considerado um polivalente dentro de campo, actuava tanto como libero, médio centro ou de ataque e entre as suas principais características destaca-se a combinação de velocidade, força, técnica e inteligência.

Tido como um dos atletas mais completos do futebol, quase que uma unanimidade pelos clubes em que actuou, Ruud Gullit iniciou sua carreira no desconhecido Haarlem da Holanda. Apesar de modesto, foi com o time de baixa credibilidade europeia que despontou. Em 1981, disputou a segunda divisão do campeonato holandês e conquistou o primeiro título da carreira, sendo, ainda, considerado o melhor atleta da temporada.

O desempenho no Haarlem despertou o interesse da Seleção Nacional da Holanda e no mesmo ano se transferiu para o Feyenoord, onde jogou ao lado de Johan Cruijff. Pela equipa de Roterdão ganhou o Campeonato Holandês e a Taça dos Países Baixos em 1984. Depois transferiu  se para o PSV Eindhoven, equipa em que levantou as taças do Campeonato Neerlandês de 1984, 1986 e 1987. Já, pela Selecção Nacional da Holanda, sagrou-se, ainda, campeão da Europa em 1988.

Na temporada de ouro que o levou a Itália, foi negociado por US$ 9 milhões com o Milan e participou na campanha da equipa de Milão campeão da Itália de 1988 após 11 anos de jejum. A determinação e atitude apresentada dentro dos relvados repetiu se  fora dos campos. Naquele mesmo ano, ao receber a Bola de Ouro da France Football, Ruud Gullit dedicou o prémio ao activista sul-africano Nelson Mandela, na época, preso em Cape Town.

Nas temporadas seguintes, junto com os compatriotas Van Basten e Frank Rijkaard, conquistou a Taça dos Campeões da UEFA, a Super Taça Europeia e o Mundial Interclubes de 1989 e 1990. Pelo Milan, sagrou-se, ainda, campeão da Super Taça da Itália de 1992 e do Campeonato Italiano de 1992 e 1993.

Em 1994, Gullit trocou o Milan pela Sampdoria. Com o clube de Gênova foi campeão da Taça da Itália de 1994 e se transferiu para a Inglaterra. Em 1997, como jogador e técnico, actuou pelo Chelsea e conquistou a Taça da Inglaterra de 1997. Foi o último título levantado pelo holandês que entrou para a história como um jogador acostumado a vencer.

 

Ruud Gullit, Holland

Cnk39

Ruud_Gullit,_Sampdoria_1993-94

1987:  Ruud Gullit of Holland in action during the European Championship qualifying match against Hungary. Holland won the match 2-0.  Mandatory Credit: David  Cannon/Allsport

ruuud