“Stairway to Heaven” – Led Zepplin

27 de Agosto 1971

O ano de 1968 foi um marco na história do rock. Uma das bandas que fez parte deste cenário foram os  Led Zeppelin que até hoje é um dos grupos mais aclamados da história do rock. Tudo começou quando no Reino Unido, Jimmy Page que, anteriormente tocava no Yardbird resolveu formar uma nova banda. Nesse momento ele conhece Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones.

O nome Led Zeppelin surgiu graças a uma idéia de Keith Moon, do The Who que, achou que a banda tinha um som pesado e voava como um zepelim de chumbo. O primeiro disco  veio em 1969 e possuía como título o próprio nome da banda. Com uma forte influência de blues o som era original e louco, fazendo um sucesso imediato. Com esse álbum o Led já conseguiu realizar sua primeira turnê nos EUA.

Led Zeppelin II, o segundo álbum, conseguiu ser um sucesso de vendas ainda maior. Com hits como “Whole Lotta Love”, eles conseguiram desbancar os Beatles no gosto da crítica especializada. Foi nesse momento que o Led se tornou a banda mais querida da Inglaterra. Felizes, em 1970 os integrantes tiraram férias e se preparam para gravar o próximo álbum.

Quando o álbum Led Zeppelin III chegou ao mercado, ficou ainda mais clara a raiz da banda na música celta e no blues. A musicalidade forte estava presente, porém o disco não continha a mesma emoção dos primeiros discos. Uma decepção para o público em geral, o disco foi um fracasso de vendas pelo qual o grupo não esperava.

O próximo disco veio assim, sem nome. Esse álbum misterioso trouxe a consagrada “Stairway to Heaven”, uma deliciosa mistura de música acústica e rock pesado. O sucesso deste álbum foi tremendo e até hoje ele é considerado um dos melhores discos da história do rock n roll mundial.

Led-Zeppelin-1

led_zeppelin_wallpaper_blac_and_white