Lançamento da Apolo 11 – A caminho da Lua

16 de Julho 1969

Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar  Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com seus três tripulantes a bordo, foi lançada de Canaveral, na Flórida, às 13:32 UTC de 16 de Julho, na ponta de um foguete Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas e quarenta e cinco minutos de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.

O Presidente John F. Kennedy iniciou o programa Apollo em meio ao ambiente político de muita tensão, da chamada Guerra Fria. Em um discurso ao Congresso Norte Americano em 25 de maio de 1961, Kennedy apresenta o seu programa Apollo, um plano para enviar um americano à Lua até o final da década. Com este programa, o Presidente Kennedy esperava mostrar ao mundo, a enorme capacidade tecnológica dos Estados Unidos.

O plano da missão da Apollo 11 era desembarcar dois homens na superfície lunar e regressar em segurança para a Terra.

O foguete Saturno V foi utilizado para levar a espaçonave Apollo 11 ao espaço.

O Saturno V era um foguete descartável americano, utilizado pela NASA nos programas Apollo e Skylab, de 1967 até 1973. Foi desenvolvido nas instalações do Marshall Space Flight Center da NASA, sob a direcção do renomado cientista Wernher von Braun.

Executou o seu primeiro voo em 9 de Novembro de 1967. Era um foguete de 3 estágios movido a combustível líquido (RP-1, Hidrogênio líquido e Oxigénio líquido, dependendo do estágio). Tinha 111 metros de altura (aproximadamente a altura de um prédio de 37 andares) e pesava quase 3 mil toneladas. Com sua enorme potência, levou a Apollo 11 a uma altitude de 185 Km em menos de 12 minutos, atingindo 28 mil Km/h. Uma vez no espaço, o motor de seu terceiro estágio atingiu velocidade próxima aos 40 mil Km/h.

A  Apollo 11 carregava uma tripulação de três astronautas: Neil Armstrong que era o comandante da missão,  Michael Collins, o piloto do “Columbia” ou Módulo de Comando e Serviço (CSM)  e  Edwin E. “BuzzAldrin Jr, piloto do “Eagle” ou Modulo Lunar (LM).

Apollo_11_launch

9903403

Apollo-11-Launch-03

apollo-11-launch-16-july-1969

mhmB6