James McNeill Whistler – Pintor

14 de Julho 1834

Lowell, 1834 – Londres, 1903) Pintor e artista gráfico Norte Americano. Um notável dandy, Homem de engenho e de viagens, passou varios anos da sua infancia na Russia, onde seu Pai trabalhou como engenheiro civil participante na construção das ferrovias de Moscovo.

A sua formação aconteceu por um acaso, quando foi expulso da Academia Militar de West Point por “insuficiência em Química”, aprendeu a técnica do grafismo como cartógrafo da Marinha dos Estados Unidos. Em 1855 vai para Paris, onde estudou com Charles Gleyre (famoso professor e pintor suíço que lançou a  práctica da pintura ao ar livre com  estudantes como  Claude Monet, Renoir e Alfred Sisley.

Em 1859 muda se para Londres, onde inicia o seu culto pelo Japão. A sua obra” Al piano” (1859) foi bem recebida pela Royal Academy na sua exposição de 1860  e rapidamente se tornou um nome incontornável, não somente pelo seu talento, mas igualmente pela sua brilhante personalidade. A arte de Whistler, discreta  e subtil, era em muitos  aspectos oposta a sua  personalidade.

Pintou sobretudo retratos e paisagens. Muito significativo foi o seu trabalho como artista decorativo, num estilo que anticipa a Art Noveau da década de 1890.

Em 1888 casou se com a viúva de um seu amigo arquitecto E. W. Godwin, com quem viveu 8 anos até á sua morte.

20090513valentin

James_Abbot_McNeill_Whistler_009

James_McNeill_Whistler_-_Nocturne_en_bleu_et_argent

milly-finch

symphony-in-white-no-3

Whistler_Selbstporträt

Whistlers_Mother_high_res