Independência de S. Tomé e Príncipe

12 de Julho 1975

Um Movimento anticolonialista, de orientação marxista-Leninista, fundado em 1972 por Manuel Pinto da Costa, que foi seu secretário-geral até 1978,proclamou a independência deste jovem Pais.
Em 12 de Julho de 1975, foi assinado pelo Estado português e pelo MLSTP o tratado para a independência de São Tomé e Príncipe, tornando-se Pinto da Costa o presidente da nova República. Esta foi uma das primeiras ex-colónias a estabelecer uma política de aproximação a Portugal.
Em 1979, o então primeiro-ministro Miguel Trovoada (que mais tarde assumiria a chefia do Estado) fracassou na tentativa de um golpe de Estado. Viveu-se, na altura, um clima de grande tensão no país. Em 1990, a Constituição aprovou o pluripartidarismo. Realizaram-se eleições e o MLSTP perdeu-as, estando, desde então, na oposição.
Em 1995, o exército tentou apoderar-se do poder e destituir o presidente Miguel Trovoada, mas sem êxito. Em 1996, Trovoada foi re-eleito para a Presidência da República.

República Democrática de São Tomé e Príncipe é um país localizado à África Equatorial, sendo constituído por duas ilhas principais, cujos nomes perfazem também o nome do Estado (Ilha de São Tomé – com capital na cidade de São Tomé, com 859 km² de território, e Ilha do Príncipe, com capital na cidade de Santo António, tendo 142² km de área). Além destas duas ilhas principais, vários outros ilhéus menores compõem o território, num total de 1001² km de extensão, fazendo de São Tomé e Príncipe o segundo menor país africano em território. A capital do estado é a já mencionada cidade de São Tomé, que conta actualmente com cerca de 60 mil habitantes. A língua oficial é o português, sendo que dialectos crioulos como forro, angolar e principense são largamente utilizados pela população.

A moeda do país é a Dobra, desde a independência, trazendo também, desde sempre, a figura do Rei Amador, ícone santomense, uma espécie de Zumbi dos Palmares local, que viveu cerca de cem anos antes do herói brasileiro. Apesar de ainda ter uma economia modesta, São Tomé e Príncipe vem se beneficiando das grandes jazidas de petróleo existentes em suas fronteiras, fazendo com que os cidadãos desfrutem de um nível de vida levemente superior à da maioria dos países africanos.

SAO-TOME-E-PRINCIPE

_8990

We finally got to this beautiful, black-sand beach, took almost 4 hours of wandering around to settle on this one ...

CaoGrande

img1-1360244989

photo-of-sc3a3o-tomc3a9-and-prc3adncipe-at-night2

praia-piscina-sc3a3o-tomc3a9-e-prc3adncipe

saotome4