Marconi inventou a Rádio

2 de Julho 1897

GUGLIELMO MARCONI nasceu em Bolonha a 25 de Abril de 1874. Tinha acabado de nascer o principal protagonista de uma revolução que mudou o mundo – as telecomunicações.

Indivíduo autodidacta, com apenas dezoito anos de idade sentiu crescer no seu âmago uma vocação irresistível  pela física e electricidade. Ele conhecia bem as ideias e teorias de Maxwell, as experiências de Hertz, Righi, Calzecchi-Onesti, Branly.

Durante o verão de 1894, durante as férias da família nas montanhas perto de Biella o jovem Gulielmo pode meditar sobre as experiências de Hertz, e teve a ideia de utilizar as ondas hertzianas para comunicar. Foi esta a sua fantástica intuição, até então jamais concebida. Durante o Outono que se seguiu, em Pontecchio perto de Bolonha, o rapaz de vinte anos transformou o seu celeiro num laboratório. Trabalhando dia e noite sobe rolos de fio de cobre, esferas de latão, bobinas de Ruhmkorff, chaves de Morse e sonorizadores, compôs assim a sua primeira estação de rádio elementar. Os primeiros fracos sinais apenas alcançavam umas poucas centenas de metros: desde a janela do celeiro até ao monte onde acabava o seu jardim e estava instalado o receptor, os três pontos que constituem a letra «S» viajou o espaço alcançando o seu destino e onde o seu auxiliar acenava um lenço a confirmar a recepção bem sucedida. Mas Marconi desejava ultrapassar obstáculos do terreno fazendo a ligação entre dois pontos reciprocamente invisíveis (fora da linha de vista). Levou o receptor para o outro lado do monte, onde Mignani com a sua espingarda aguardou o sonorizador soar três vezes. Desde o celeiro Marconi carregou três vezes a chave do transmissor e ouviu a resposta de um tiro de espingarda: as ondas electromagnéticas ultrapassaram um obstáculo, as comunicações rádio tornaram-se agora possíveis. Era o mês de Abril de 1895. Para estas experiências Marconi usou o oscilador de Hertz e Righi, mas as ondas eram demasiado fracas para ir muito longe. Ele ultrapassou esta dificuldade conectando ao oscilador uma antena e um tomada de terra, assim obtendo mais potência.

Em 1897 Marconi fundou a primeira organização  para o desenvolvimento comercial da sua invenção e em Julho do mesmo ano, convidado pelo governo italiano, realizou uma demonstração em La Spezia uma comunicação entre o arsenal e o navio de guerra San Marino, ultrapassando a distância de 18 Km.

marconi_portrait

marconi_-_radio_-_new_media

Irving_Langmuir_and_Guglielmo_Marconi_in_lab

Post_Office_Engineers

marconi103