Like a Virgin – Madonna

30 de Junho 1985

“Like a Virgin” é uma canção gravada por Madonna, lançada como o primeiro single do álbum homónimo  em 6 de Novembro de 1984 pela Sire Records. Desde o seu lançamento, tornou se a canção assinatura da cantora, tendo sido considerada a quarta melhor canção de música pop de todos os tempos pela revista Rolling Stone em 2000. A canção foi escrita por Billy Steinberg e Tom Kelly e produzido por Nile Rodgers, Steinberg disse que a canção foi inspirada por suas experiências pessoais de romance. Ele foi escolhido por Madonna por Michael Ostin da Warner Bros Records, após ouvir uma demo cantada por Kelly. No entanto, Rodgers inicialmente sentiu que a canção não tem um gancho bom o suficiente e não era adequado para Madonna, mas depois mudou de opinião depois que o anzol estava preso em sua mente.
Musicalmente, “Like a Virgin” é uma música dançante, composto por dois ganchos. A voz de Madonna, é ouvida num registo elevado, enquanto um arranjo contínuo dos tambores são ouvidos ao longo da linha de baixo. A letra da canção é ambígua e consiste de insinuações escondidas. Em termos sexuais, as letras podem ser interpretadas de formas diferentes para pessoas diferentes. “Like a Virgin” recebeu críticas positivas dos contemporâneos, bem como os críticos de idade, que frequentemente chamado como uma das canções de definição para Madonna. Tornou-se seu primeiro número um único, no Billboard Hot 100, alcançando o topo das paradas na Austrália, Canadá e Japão e os dez mais dos outros países.
O vídeo da música retratou Madonna navegando a Ozark de Veneza, uma gôndola, bem como roaming em torno de um palácio com um vestido de casamento branco. Com o vídeo, os estudiosos observou retrato de Madonna de uma mulher sexualmente independente, o simbolismo da aparência de um homem com máscara de leão ao de Saint Mark, e comparou o erotismo do vídeo para a vitalidade da cidade de Veneza. Madonna cantou a música em cinco de suas tournée de concertos, mais recente é a Confessions Tour em 2006. Maioria das vezes, suas performances de “Like a Virgin” foi associada com a reacção forte e alvoroço dos média.

"When I was little, every day after school I would come home and put in her The Immaculate Collection disc and karaoke to it around the whole house." -- Lindsay Lohan recreates Madonna's 1984 MTV Video Music Awards "Like A Virgin" performance for Glamour's April Icons Issue in celebration of the magazine's 70th Anniversary, on newsstands Tuesday, March 10th. Photo Credit: Brigitte Lacombe for GLAMOUR.  (PRNewsFoto/GLAMOUR)

1984_Madonna_-_Like_A_Virgin_Album