Usado pela 1ª vez um “Código de Barras “

26 de Junho 1974

Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A descodificação (leitura) dos dados é realizada por um  scanner – o leitor de código de barras – que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura, a luz é absorvida; onde a barra for clara (espaços), a luz é refletida novamente para o leitor. Os dados capturados nessa leitura óptica são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis. A utilização é muito comum em diversas áreas, desde a indústria e largamente utilizado no comércio e serviços.

Às 8:01 da manhã de 26 de Junho de 1974, um cliente do supermercado Marsh’s na cidade de Trov, no estado Norte Americano de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com dez chicletes Wrigley’s Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda a retalho, acelerando as caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do stock. O pacote de chiclete ganhou o seu lugar na história e está actualmente em exibição no Smithsonian Institute’s National Museum of American History . Aquela compra histórica foi o ponto de partida para quase 30 anos de pesquisa e desenvolvimento do código de barras .

O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, ambos estudantes graduados pelo Drexel Institute of Technology (Instituto de Tecnologia Drexel), actualmente (Drexel University). Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta. Esse sistema era caro demais e a tinta não era muito estável. O sistema usado hoje nesta compra foi descoberto pela IBM, em 1973, e usa leitores criados pela NCR.

O uso do código de barras – uma prática ligada à automatização de processos nas empresas – levou cerca de duas décadas para ser universalizado. Na Europa, segundo dados da EAN International, até 1981 poucos dos 21 países filiados à entidade utilizavam efectivamente o código. Em 1985, cerca de 92% das lojas automatizadas em todo o mundo estavam concentradas em somente seis países.

Em Portugal, o código de barras surgiu em 1985, sendo utilizado até hoje. Muitas empresas e administradores usam o código de barras para que stocks e produção não fiquem vazios. Com este sistema de código o trabalho que antes era muito demorado hoje é muito mais eficiente.

8498838-codigo-de-barras-con-luz-de-laser-8-eps-vectoriales-archivo-incluido

codi-barres

 

leitor_de_codigo_de_barras_ccd_br_400_usb_bematech_532_1_20140228144700