Inicio da Guerra da Coreia

25 de Junho 1950

Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho de 1950 a 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul  e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela Republica Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países.

A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38º N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, a sul, e a Republica Popular Democrática da Coreia, ao norte. Essa demarcação, existente desde 1945  por um acordo entre os governos de Moscovo e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos.

A incapacidade de realizar eleições livres em toda a Península coreana, em 1948, aprofundou a divisão entre os dois lados, o do Norte estabeleceu um governo comunista, enquanto o Sul estabeleceu um governo de direita. O paralelo 38 tornou-se cada vez mais uma fronteira política entre os dois Estados coreanos. Embora as negociações de reunificação continuassem nos meses que antecederam a guerra, a tensão intensificou se. Escaramuças transfronteiriças e incursões cruzando o paralelo 38 persistiram. A situação transformou se em guerra aberta quando as forças norte-coreanas invadiram a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950.

Em 1950, a União Soviética boicotou o conselho de segurança das Nações Unidas, em protesto contra a representação da China pelo governo da Republica da China, que se refugiara em Taiwan a seguir á  derrota na Guerra civil Chinesa. Na ausência da voz dissidente da União Soviética, que poderia ter vetado, os Estados Unidos e outros países passaram a resolução do numero 84, em 7 de julho, no conselho de segurança autorizando a intervenção militar na Coreia.

Os Estados Unidos e 20 outros países das ONU ofereceram assistência para repelir a tentativa de reunificação das duas Coreia, por parte da Coreia do Norte, sob o regime comunista.

coreia-do-norte-divisao

Americanexecuted1950korea

Korean_War_Korean_civilians-ca1951

A 16-inche salvo from the USS Missouri at Chong Jin, Korea, in effort to cut Northern Korean communications.  Chong Jin is only 39 miles from the border of China.  October 21, 1950.  (Navy) NARA FILE #:  080-G-421049 WAR & CONFLICT BOOK #:  1444

soldado_guerra