O Sitio do Pica Pau Amarelo – RTP

4 de Junho 1881

O Sítio do Picapau Amarelo foi um dos programas infantis que ainda hoje é lembrado com saudade pela qualidade das histórias de Monteiro Lobato e do elenco que interpretou esta excelente história.
Foi transmitido pela RTP a partir de 1981 e ao longo da década de 80.

A acção desenrolava-se no Sitio do Pica-Pau Amarelo, onde vivia a Dona Benta ,uma velhota simpática. Também podíamos ver lá a Tia Anastácia que tratava dos cozinhados da casa, e a sua neta ,Lúcia, mais conhecida como Narizinho. No elenco principal temos  o Tio Barnabé e os seus ajudantes Zé Carneiro e Malazarte , responsáveis pela manutenção do sítio.

Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado do Reino das Águas Claras, que fica encantado com a menina e a convida para conhecer o seu reino, . No reino, Narizinho conhece entre outras personagens o Doutor Caramujo, um cientista, que dá a Emília a pílula falante que a permite falar depois de a ter ingerido.

O primo Pedrinho que estuda na cidade onde vive com a sua mãe, vinha nas suas férias escolares para brincar com a sua prima Narizinho. O Menino também tem um amigo feito pela tia Anastácia, o Visconde de Sabugosa feito de uma espiga de milho velha que também ganha vida, e que tinha uma admirável sabedoria, por ter sido esquecido durante muito tempo no meio dos livros, tornando-se assim intelectual e cientista.

Duas grandes personagens tomavam conta da série, o Saci Pererê e a maligna Cuca.

1sitio_do_pica_pau_amarelo_monteiro_lobato_na_Globo

500x500

hqdefault