Benfica ganha Taça dos Campeões

31 de Maio 1961

Em 1960/61 o Benfica escrevia a sua primeira página gloriosa na Europa. Onze anos depois de vencer a Taça Latina,  tornava-se o primeiro clube português a conquistar a Europa.

Quando no dia 20 de Setembro o Benfica venceu em Edimburgo os escoceses do Hearts por 1-2, abrindo assim caminho para a segunda eliminatória, poucos podiam imaginar o que viria pela frente.

Quinze dias depois, em Lisboa, uma nova vitória, agora por 3-0 garantia a passagem à eliminatória seguinte e confirmava a boa imagem deixada na Escócia.

Na segunda eliminatória, uma vitória clara por 6-2 sobre o Újpesti Dózsa no Estádio da Luz  deixou o Benfica  perto de fazer história e chegar aos quartos-de-final da competição. Quinze dias depois na Hungria um golo de Santana logo aos 5 minutos descansou os lisboetas que mesmo permitindo a reviravolta dos magiares na segunda parte nunca perderam o controlo da eliminatória.

Nos quartos  foi  bafejado pela sorte. Um sorteio amigo colocou os dinamarqueses do AGF no seu caminho, quando havia em competição os campeões de Espanha,  Alemanha, Inglaterra, Checoslováquia e Áustria ainda em prova.

Na primeira mão, a jogar em casa, as águias venceram apenas por 3-1 quando tinham feito tudo para ir à Dinamarca com um resultado muito mais agradável e seguro.

Mas na partida de volta em Aarhus nem a neve atemorizou os portugueses. Com uma exibição segura e cheia de classe o Benfica  saiu da Dinamarca com uma triunfo inequívoco (1-4) e o passaporte para as meias onde calhou em sorte defrontar os austríacos do Rapid de Viena.

A 26 de Abril Coluna, Águas e Cavém marcaram os três golos que deixavam o Benfica tão perto do sonho.

Mas antes da grande final de Berna ainda havia a segunda mão em Viena duas semanas depois.

Foi um jogo duríssimo, com muita luta no relvado do Estádio do Pratter. Ambiente difícil e o Benfica a aguentar a enorme pressão da equipa e dos adeptos austríacos e carimbando o passaporte para a final !

Chegado o grande dia, o favoritismo pendia para o Barcelona que tinha sido a primeira equipa a eliminar o Real Madrid da Taça dos Campeões. Em Berna na Suíça Barcelona e Benfica mais do que uma final europeia jogavam o começo de um novo ciclo. Com muita luta e sorte á mistura o Benfica ganhou por 3 a 2 sagrando se Campeão Europeu.

benfica0016hz

Benfica-e1406823204433

ben

TaçaCampeõesEuropeu-chegadaaLisboa