É fundada a banda de rock&roll “ Rolling Stones” – Década de 60

25 de Maio 1962

Em 25 de maio de 1962, na Inglaterra, nasciam os ” The Rolling Stones”, uma das bandas de rock mais antigas ainda em actividade.

Formado por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts, ao longo de 50 anos de carreira, a banda tornou-se conhecida em todo o mundo por sucessos como “Beast of Burden”, “Tumbling Dice”, “Ruby Tuesday”, “Wild Horses” “(I Can’t Get No) Satisfaction”, “Sympathy for the Devil” e “Angie”. Os Rolling Stones já venderam mais de 240 milhões de álbuns.

Tudo começou em 1960, quando Mick e Keith, dois amigos de infância, se reencontraram na estação de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por blues e rock & roll. Foram convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 a montar uma banda que se chamaria The Rolling Stones. O nome foi utilizado pela primeira vez numa apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.

A boa repercussão nas actuações ao vivo, levou a banda a um contrato com a Decca Records. O empresário promove a banda com uma imagem de rebeldes  ( Bad Boys) e cria a pergunta: Você deixaria a sua filha casar com um Rolling Stone?

Tendo em “Out Of Our Heads”, de 1965, o primeiro de uma série de discos com composições da dupla Jagger-Richards fez com que estas passassem a ser valorizadas. É nesse ano que a banda lança o seu maior hit de todos os tempos, “(I Can’t Get No) Satisfaction”.

Nos anos que se seguiram, criaram um rock mais elaborado e de onde saíram dois dos maiores hits da banda, Jumpin’ Jack Flash e a controversa Sympathy For The Devil – que Mick disse ter se inspirado numa visita a um centro de candomblé na Bahia – música responsável pela maior parte das acusações de satanismo que a banda iria sofrer desde então.

Em 1969 Brian Jones oficialmente abandona os Stones, sendo substituído por Mick Taylor. Poucos dias depois, Jones seria encontrado morto afogado na sua piscina em Sussex, em circunstâncias pouco esclarecidas. Na semana seguinte, a banda deu um concerto memorável no Hyde Park, Londres, diante de um público de 300 mil pessoas. O palco estava decorado com uma enorme foto colorida de Jones. Jagger, vestido de branco, interrompeu a apresentação para ler uma passagem do poema Adonais de Percy Shelley, em memória do amigo problemático, enquanto três mil borboletas eram soltas ante a emoção da plateia.

Rolling StonesTongue

 

rolling_stones_with_brian_jones

 

therollingstones1

stones2