Estreia de Eusébio pelo Benfica

23 de Maio 1969

A estreia de Eusébio pelo Benfica ocorreu num jogo particular efectuado na noite de 23 de Maio de 1961 (terça-feira), numa altura em que o clube encarnado vivia um ambiente de enorme euforia devido à aproximação da sua primeira final da Taça dos Campeões Europeus.

Assim, a Direcção do Benfica decidiu organizar um duplo encontro a 23 de Maio, com dois objectivos bem claros: em primeiro lugar, homenagear os já bicampeões nacionais, prestes a partirem para a Suíça; em segundo lugar, visava-se a apresentação de Eusébio. O programa da festa era o seguinte: 20 horas – jogo de juniores Benfica-Belenenses; 21.30 – cerimónia da entrega das faixas de campeões; 21.45 – jogo com as formações principais do Benfica e do Atlético (então, na I Divisão). Mas a publicidade a esta festa anunciava expressamente que Eusébio faria a sua estreia.

Antes da sua estreia, já Eusébio era famoso pelas peripécias da sua transferência e pela qualidade que já se sabia possuir, mas o primeiro encontro foi bem o sinal de que novos tempos estavam para chegar. Logo aos onze minutos, Eusébio rematou de forma impressionante, ainda fora da grande área, e obteve o seu primeiro golo no Benfica, semelhante aos muitos que haveria de marcar durante década e meia.

O Atlético reagiu bem e virou o resultado a seu favor, com golos de Pedro Silva (15) e Angeja (36), mas Eusébio provou o seu enorme valor. Aos 76 minutos, transformou um “penalty” no 2-2 e a três minutos do final assinou o seu terceiro golo, cabendo a Mendes estabelecer o 4-2 final (88).

Nessa noite, o Estádio da Luz, então com apenas seis anos e meio de vida, tinha assistido ao princípio de uma lenda, que se transformaria em estátua à sua entrada.

eusebio_benfica

Eusébio durante um jogo de futebol na European Cup em 1963

tumblr_m1zgrbi5bL1qfxktpo1_1280