Série Bonanza – RTP

15 de Maio 1961

Com efeito, a série Bonanzadominou a televisão americana ao longo de 14 anos, entre 1959 e 1973, tendo sido transmitida para quase todo o mundo e chegando pela primeira vez a Portugal, em 1961, dois anos depois da sua estreia na América.

Quando a série “Bonanza” estreou entre nós, a 15 de Maio de 1961, na RTP, tal constituiu um verdadeiro acontecimento televisivo, pois, até então, o público português apenas conhecia e tinha oportunidade de ver os filmes do género western (popularmente apelidados de “filmes de cowboys”) no cinema.

De facto, esta fantástica saga da família Cartwright ofereceu e proporcionou, a todos os telespectadores portugueses da época, um verdadeiro espectáculo de acção, aventura, romance, comédia, drama e, por vezes, também morte e tragédia. A acção de “Bonanza” decorre no rancho “Ponderosa”, um império de gado, madeiras e minas, situado perto do “Lago Tahoe”, nas montanhas do “Nevada”.

O dono do rancho e chefe da família, Ben Cartwright, tem três filhos, todos de mulheres diferentes, de quem foi enviuvando. São eles: Adam, o mais velho e o intelectual do grupo; Hoss, um bom gigante, bonacheirão, de coração aberto e bondoso; Little Joe, o mais novo, um jovem idealista e romântico. Porém, apesar das diferenças que existem entre eles, todos possuem, em comum, três características que os une fortemente: o sentido da honra e da justiça e a coragem. Neste ambiente patriarcal e machista, profundamente e inteiramente dominado por homens, facilmente se percebe a razão pela qual as mulheres não conseguem adaptar-se ou integrar-se e, muito menos, entrar para o seio da família Cartwright.

5e1e6199db223ff854f5a524c06b05a3

161430-bonanza-bonaza

"Bonanza". For TV

“Bonanza”. For TV

bonanza-staffel-1-22