Margaret Thatcher a 1ª Ministra de Inglaterra

4 de Maio 1979

Thatcher  tornou se primeira-ministra  de Inglaterra em 4 de maio de 1979.

Em 1975 ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido, e em 1979 torna se a primeira mulher a ser 1ª Ministra de Inglaterra.

Ao liderar o o governo, Thatcher estava determinada a reverter o que via como o declínio nacional de seu país. As  suas políticas económicas foram centradas nas profundas alterações ao sector financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. A sua popularidade esteve em baixa devido àrecessão economica iniciada com a crise do petróleo de 1979; no entanto, uma rápida recuperação econômica, além da vitória britânica na guerra das malvinas, fizeram ressurgir o apoio necessário para sua reeleição em 1983.

Devido ao fato de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, da sua dura oposição aos sindicatos e da forte crítica à União Soviética, foi alcunhada de “Dama de Ferro”. Thatcher foi reeleita para um terceiro mandato em 1987, mas sua impopular visão crítica à criação da União Europeia lhe fez perder apoio em seu partido, renunciando aos cargos de primeira-ministra e líder do partido em 1990.

No seu casamento em 1951

No seu casamento em 1951

Britain  Obit Thatcher

 

margaret-thatcher (1)

margaret-thatcher

thatcher0106