É inaugurada a Rede Globo de Televisão

26 de Abril 1965

Rede Globo é uma rede de televisão Brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. É assistida por cerca de 150 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil  ou no exterior, por meio da TV Globo Internacional. A emissora é a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, atrás apenas da norte-americana American Broadcasting Company (ABC) e uma das maiores produtoras de Telenovelas.  A emissora alcança 98,44% do território brasileiro, cobrindo 5.482 Municípios  e cerca de 99,50% do total da população Brasileira. A empresa é parte do Grupo Globo, um dos maiores conglomerados dos media do planeta.

Apesar de em 5 de Janeiro de 1951, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, a Rádio Globo ter requerido pela primeira vez uma concessão de televisão, foi somente em Julho de 1957, que o então presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão; no fim de Dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou um decreto que concedeu o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Limitada A emissora começou a funcionar em 26 de Abril de 1965 e foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho.

191_144-alt-ARTUNI-DUNI-TE2

RedeGloboLogos6001

Em 1962, um acordo assinado entre a Time – Life e o Grupo Globo proporcionou a Roberto Marinho o acesso a um capital de 300 milhões de cruzeiros (6 milhões de Dólares)  , o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a Globo.

A TV Globo foi oficialmente fundada no dia 26 de abril de 1965 às 10:45, com a transmissão do programa infantil  Uni Duni Também estavam na programação dos primeiros dias a série infantil  Capitão Furacão  e o telejornal TeleGlobo, embrião do actual  Jornal Nacional. Os primeiros oito meses da TV Globo foram um fracasso, o que levou à contratação de Walter Clark, à época com 29 anos, para o cargo de diretor-geral da emissora.  Clark foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da emissora.

rm__7.-Carinhoso-005__watermark