William Shakespeare – Comemora se o seu aniversário

23 de Abril de 1564

Nasceu em 23 de Abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.

Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi como dramaturgo que ganhou destaque. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabeteano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até aos dias de hoje o cenário teatral.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afectivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados com a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.  Em 23 de Abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada  pelos historiadores.

Principais obras :

– Comédias: O Mercador de Veneza

– Tragédias: Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

– Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Frases de Shakespeare:

– “Dê a todos seus ouvidos, mas a poucos a sua voz.“

-“Ser, ou não ser, eis a questão.“

— “Pobre é o amor que pode ser contado”.

– “Nada me faz tão feliz quanto possuir um coração que não se esquece de seus amigos”.

romeuJulieta

 

William Shakespeare

maxresdefault

CAPA_HAMLET.indd