1790 – Morreu Benjamim Franklin

17 de Abril 1790

Benjamin Franklin nasceu em Boston, a 17 de Janeiro de 1706 e faleceu a 17 de Abril de 1790 na cidade de Filadélfia. Homem de vários ofícios, ao longo da sua vida foi jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor.

Foi também um dos líderes da Revolução Americana, e é muito conhecido pelas suas muitas citações e pelas experiências que realizou com a electricidade.

Um homem religioso, calvinista, é ao mesmo tempo uma figura representativa do Iluminismo.

Em 1732 começou a publicar o famoso Almanaque do Pobre Ricardo (Poor Richard’s Almanac), no qual se baseia uma boa parte da sua reputação popular nos EUA.

Alguns dos Provérbios deste almanaque, são hoje muito conhecidos, como:

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.

Franklin e muitos outros membros da associação filosófica juntaram os seus recursos em 1731 e iniciaram a primeira biblioteca pública de Filadélfia.
Em 1758, imprimiu O sermão do pai Abraão, hoje considerado como o texto mais famoso da literatura produzida na América dos tempos coloniais.

Num espaço de poucos anos ele fez descobertas sobre a electricidade que lhe trouxeram uma reputação internacional. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os raios são um fenómeno de natureza eléctrica.

As invenções de Franklin incluíram o pára-raios, o aquecedor de Franklin – franklin stove (um aquecedor a lenha que se tornou muito popular, debitando uma corrente de ar directamente na área a aquecer) e as lentes bifocais.

Fundou a Universidade de Nova York. Fundou a sociedade filosófica americana.

portrait_bf

1000509261001_1090104754001_Biography-Benjamin-Franklin-LF-Part1

Benjamin-Franklin-U.S.-$100-bill