1912 – Titanic –Diário de bordo – 5º dia

14 de Abril de 1912

Pelas 9h a.m. o navio “Caronia” reporta em comunicação a existência de gelo. 1h 42m p.m. o navio “Báltico” reporta gelo novamente.7h30 p.m. o “Californian” comunica ter passado por 3 grandes icebergs.Ás 9h 20m p.m. o capitão Smith retira se para a sua cabine. 9h 40m o “Mesaba” transmite que na rota do Titanic irá surgir gelo e icebergues. Aparentemente ou seja sem confirmação, parece que este comunicado não vai até á ponte do navio.

O operador de telegrafo, Jack Phillips, estava tão atarefado em enviar mensagens dos importantes  passageiros para terra que deixou estes “pormenores” para mais tarde.

Durante todo este dia 14 de Abril o céu manteve se completamente limpo, o mar calmo e as temperaturas sempre a descer, cerca de 6º C.

Marconi Room on the Olympic.

Titanic_iceberg

Às 11h40 p.m. os vigias do mastro, Frederick Fleet e Reginald Lee, avistaram um iceberg bem em frente ao navio. Fleet imediatamente tocou o sino de alerta do mastro três vezes e ergueu o comunicador para falar com a Ponte. Preciosos segundos se perderam até que o comunicador foi atendido pelo Sexto Oficial Paul Moody, para quem Fleet gritou “Iceberg bem em frente”. O Oficial W.Murdoch, oficial responsável pela ponte nessa noite, deu ao timoneiro Robert Hitchens a ordem de “tudo a bombordo” (esquerda), e ajustou as máquinas para ré ou para parar (não se tem a certeza, os testemunhos dos sobreviventes são conflituosos).  A proa do navio começou a deslocar-se do obstáculo e, 37 segundos após o avistamento do iceberg, houve o choque. O iceberg “arranhou” o lado estibordo (direito) do navio, deformando e cortando o casco, e soltando os rebites abaixo da linha d’água por uma extensão de 90 m. Enquanto a água entrava nos compartimentos dianteiros, Murdoch acionou o fecho das portas à prova d’água. O navio conseguiria flutuar com quatro compartimentos inundados, mas os cinco primeiros compartimentos foram rasgados .Os compartimentos inundados faziam a proa do navio ficar mais pesada, causando a entrada de mais água. Vinte minutos após a colisão, a proa já começava a inclinar.

titanic4

3210583983_1_2_GvNfz8kr

Sinking_of_the_RMS_Titanic_animation