O maior desastre da História da aviação mundial

27 de  Março  1977

Desastre Aéreo de Tenerife ocorreu a 27 de Março de 1977, um domingo, no Aeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canarias (Espanha), quando dois aviões Jumbo Boeing 747, um deles pertencente à empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da Norte Americana  Pan American World Airways (Pan Am), chocaram na pista daquele aeroporto, ocasionando a morte de 583 pessoas e ferimentos em outras 61.

É considerado até hoje o acidente com maior número de vítimas na História da aviação mundial.

Naquela manhã, duas bombas explodem no aeroporto de Las Palmas. Sem deixar vítimas fatais, o acontecimento levou ao encerramento  do aeroporto por algumas horas, fazendo com que diversos voos  fossem desviados para o Aeroporto Los Rodeos, na ilha de Tenerife. A pista tinha capacidade para receber Jumbos, mas a sua localização era propícia à formação de nuvens baixas.

Em pouco tempo, o aeroporto ficou saturado criando um absoluto caos operacional. Somando o denso nevoeiro existente a manobras muito delicadas num espaço exíguo , o pior acontece. O avião da KLM ao tentar descolar embate com toda a velocidade no Boeing da Pan Am que se encontrava em manobras.

aviao500

 

transferir

 

Asiana-Airlines-Boeing-777

 

tenerife

 

BB1-PRINCIPAL

 

Recorde aqui : 

transferir (1)

Dia Mundial do Transito

guerra-civil-espanhola

Inicio da Guerra Civil de Espanha