Dia Mundial da Água

22 de  Março  1992

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está a ser contaminada, poluída e degradada pela acção nociva do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objectivo principal é criar um momento de reflexão, análise, consciencialização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes no nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não deitar lixo nos rios e lagos; economizar água nas actividades quotidianas (banho, escovar os dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões ricas em água e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Dia Mundial da Agua

 

3d-abstract_widewallpaper_a-little-drop-of-water_37579

 

dia-mundial-da-agua