Eusébio faria 50 anos de idade !

25 de Janeiro 1992

Eusébio nasceu no bairro de Mafalala, em Maputo , Moçambique a 25 de janeiro de 1942, filho de Laurindo António da Silva Ferreira, ferroviário natural de Angola e de Anissabeni Elisa, uma moçambicana. Foi o quarto filho do casal. Criado numa sociedade extremamente pobre, costumava faltar às aulas para jogar descalço futebol com os seus amigos em campos improvisados e utilizando bolas de futebol artesanais. O seu pai morreu quando Eusébio tinha 8 anos de idade, de modo que Elisa tomou quase exclusivamente cuidado parental do jovem Eusébio.

A 15 de dezembro de 1960 chegou a Lisboa. Eusébio jogava na filial leonina de Lourenço Marques quando um funcionário do Benfica tratou da sua transferência para as águias. Colocou o Eusébio num avião sob um nome falso (Ruth Malosso – que pertence a uma cidadã portuguesa) e avisou os leões de que o jogador tinha partido para Lisboa de barco. Na capital, Eusébio era esperado por dirigentes da Luz e alguns jornalistas.

O Sporting não desistiu e voltou à carga, duplicando a oferta do Benfica, que acabou por pagar à mãe de Eusébio 250 contos (250 milhares de escudos) pela transferência. Os encarnados esconderam o rapaz de 18 anos numa unidade hoteleira em Lagos, Algarve, evitando que ele fosse comprado pelo Sporting, e assim seguraram o reforço.

Menos de uma semana passou e Eusébio regressou à capital e já era jogador do Benfica.

tumblr_m6iew1zRp41rzhkubo1_1280

 

600

 

eusebio