Janis Joplin comemora se o seu nascimento

19 de Janeiro 1975

Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943 — Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora Norte Americana. Considerada a “Rainha do Rock & Roll“,  “a maior cantora de rock dos anos 60” e “a maior cantora de blues e soul da sua geração“,  ela alcançou proeminência no final da década de 60 como vocalista da ”Big Brother and  the Holding Company “ e, posteriormente, como artista solo.

Ela cresceu ouvindo músicos de blues tais como Bessie Smith, Leadbelly e Big Mama Thornton, e cantando no coro local.

Cultivando uma atitude rebelde, Joplin vestia se como os poetas da geração beat. Mudou-se do Texas para San Francisco em 1963 e a trabalhar como cantora folk. Nessa época, Janis intensificou o uso de drogas e passou a usar Heroína . Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira: sua bebida preferida era o southern comfort, uma marca de licor à base de álcool, frutas, especiarias e uísque. O uso de drogas começou a ser mais importante para ela do que cantar, e começou a arruinar a sua saúde.

No final de 1968, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues band, que a acompanhou no Festival de Woodstock.

“Me and Bobby McGee“ e “Mercedes-Benz”, foram os seus maiores exitos. Apesar de ter tentado a saída das drogas no Brasil acabou por falecer num hotel em Los Angeles com uma overdose de heroína combinada com álcool.

Janis-Joplin-Palace-Of-Fine-Arts

janis_joplin_by_artcova

memoir-11-web