Stromberg chega para o Benfica

17 de Janeiro 1983

Na temporada de 1982/83 o Presidente da Direcção do SL Benfica, Fernando Martins, surpreendeu o mundo do futebol português quando contratou um jovem treinador sueco que na época anterior havia conquistado a Taça Uefa ao comando do IFK Goteborg. Seven Goran Eriksson.
Apesar das iniciais desconfianças que os adeptos do SL Benfica tinham sobre o jovem técnico, o certo é que este, pelo seu saber e inovação, foi paulatinamente conquistando o coração dos encarnados .

Para o esquema táctico que montou para o SL Benfica da época de 1982/83, cedo Eriksson percebeu que precisava de um jogador de meio campo que empreende-se maior dinâmica de jogo, isto é, que tivesse capacidade física suficiente para ocupar mais espaço e fosse mais abrangente na transição da defesa para o ataque. Alem disso, a equipa encarnada estava bem necessitada de um rejuvenescimento naquele sector do terreno de jogo.
Apesar de na altura ter sido visto como uma excentricidade do treinador sueco, a escolha recaiu sobre Stromberg, médio centro internacional, oriundo do IFK Goteborg, anterior clube de Eriksson, no qual havia sido seu treinador.

83 84 Benfica

 

0317.stromberg